12 de agosto de 2013

Meu Malvado Favorito 2 e a Marcha das Vadias


Já postei no Facebook a revolta que eu fiquei com a cena da Shannon no Meu Malvado Favorito 2 (para detalhes, aqui tem um excelente post em inglês). Neste post, eu quero discutir o que eu e você e a Marcha das Vadias temos a ver com isso.
Shannon transportada pelo Gru e sua companheira...


No filme, Shannon é drogada pelo Gru e pela "amiga" dele (com um tiro de tranquilizante para animais na bunda), e é carregada de um lado para o outro, sofrendo diversos abusos físicos, como ser inclusive amarrada no capô do carro (de bunda para cima).

As imagens me lembraram instantaneamente um caso que foi julgado recentemente nos EUA onde dois rapazes de 16 e 17 anos carregaram uma menina desacordada por festas e tiraram fotos e abusaram dela.

... e a garota americana. Errou. Errou feio. Errou rude.


Durante todo o julgamento, a atitude geral da mídia e das pessoas era: coitados deles, vão ser condenados?? Mas quem mandou ela beber demais? Como vocês podem ver na foto, ela é claramente uma piriguete, né? E, já que esta menina e a Shannon são vadias, piriguetes, esta outra imagem (que bombou no Facebook esta semana) mostra claramente como este tipo de mulher deve ser tratada:


(Pausa para meu sangue parar de ferver...)

E a Marcha das Vadias com isso? Tudo.

Muita gente acha a Marcha das Vadias um absurdo, muita gente nem sabe o que é. A Marcha das Vadias representa várias lutas feministas, mas, para o assunto em questão, foquemos em duas:

1) Toda mulher merece respeito. Mesmo as vadias. Mesmo as putas. Mesmo as domésticas, esposas, presidentas do Brasil e Luanas Piovanni.

Não gostou? Não namora com ela.
Simples assim.
2) O que é vadia (ou piriguete)? Pensando um pouquinho no assunto, fica muito claro que é a mulher que gosta de sexo, que faz sexo fora do casamento, com quem ela está a fim. A lógica que a marcha combate é essa: mulher que gosta de sexo não merece respeito.

A idéia da Marcha é dizer: "Se gostar de sexo é ser vadia, somos todas vadias". Porque é esta a ameaça por trás da agressão e do controle da mulher: seja comportada, recatada e limpinha (inclusive contra seus instintos que dizem que sexo é bom, ou que está calor), senão você está dando PERMISSÃO para estranhos te drogarem, te carregarem por aí e usarem e abusarem do seu corpo.

Por isto, não achei graça na cena do Meu Malvado Favorito 2. Defendo o direito da Shannon de ser piriguete, de ser chata, de usar roupas justas, vulgares e com estampa onça, e, ainda assim, ser respeitada. Se o Gru se incomoda com essas coisas, NÃO NAMORA COM ELA, pronto. Mas não arremessa ela contra latas de lixo e larga ela desacordada na porta de casa.

Humor de verdade (como vários dos vídeos do Porta dos Fundos mostram) é bater no forte, no que está no poder, em quem tem condições de revidar. Agredir pessoas desacordadas é só covardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...