21 de agosto de 2012

Meu filho é um sucesso (GUEST POST)


Este é um post escrito por uma grande amiga, a meu convite; ela escreveu um texto ótimo sobre uma idéia incrível. Discutir este texto com ela foi uma experiência muito prazeirosa, uma oportunidade de "tocar piano à quatro mãos", adorei!

Com vocês,  Daniela Lacerda:

---------------


Meu filho já é um sucesso!


Há alguns dias uma amiga querida me mandou um link para um artigo interessantíssimo chamado "Raising Successful Children" ("criando crianças de sucesso"). Num primeiro momento o artigo não me despertou muita curiosidade, pois o termo "successful" usado no título me remeteu a idéia de "sucesso" num contexto que me pareceu demasiado materialista. Ler um texto sobre como criar um "filho de sucesso" dentro das ideias pré-concebidas que o título despertou em mim não era algo que me interessava. Mas, sabendo que a querida amiga não tem um perfil materialista e que tudo o que ela me manda costuma ser interessante, fui ler o artigo. 

Logo no começo, me deparei com a expressão "children who do better academically, psychologically and socially" (crianças que se saem melhor acadêmica, psicológica e socialmente). Só então refleti sobre porque o título do artigo tinha me causado um certo desconforto. O que ficou ainda mais claro quando terminei de ler, gostei e decidi que valia a pena repassá-­lo para várias amigas, inclusive algumas que não lêem em inglês. Ao resolver fazer traduções livres de pequenos trechos, me deparei com a dúvida sobre como traduzir o título "Raising Successful Children" de uma maneira que elas se interessassem em lê-­lo e não tivessem, como eu tive, uma primeira impressão pouco precisa. 

Me parece que em português a palavra "sucesso" está muito ligada à sucesso profissional e/ou acadêmico acompanhado de reconhecimento social. Acabei optando por criar um título em português que englobasse a expressão citada acima: "Criando crianças de sucesso, emocional, social e acadêmico". O que me fez lembrar de uma coluna antiga do Gilberto Dimenstein na Rádio CBN em que ele dizia, contrariado, que ninguém diz que "fulano é um sucesso como filho", ao se referir a um filho atencioso, que tem tempo e disponibilidade para seus pais idosos. Assim como ninguém diz que "cicrana é um sucesso como ser humano" ao se referir, por exemplo, a uma das várias "madres Teresas de Calcutá" que existem no mundo. Eu sei que podemos fazer elogios diferentes a essas pessoas, sem usar a palavra sucesso, mas eu, assim como Dimenstein, adorariamos vê­-la sendo usada em contextos como esses. 

A palavra é forte, bonita e tem personalidade. Não seria ótimo se ela fosse usada sempre que alguém fosse muito bom em alguma coisa, não necessariamente o melhor, apenas muito bom, em qualquer coisa? Afinal, todos somos bons em alguma coisa, não somos? Alguns podem dizer que ser um filho "muito bom" para seus pais, ou ser um pai/mãe "muito bom" para seus filhos não é mais do que uma obrigação, mas não é isso que vemos na vida real. Ser um filho ou um pai ou uma mãe "de sucesso" não é fácil e, como tudo de valor nessa vida, exige uma certa dose de dedicação e esforço... algo que nem todo mundo esta disposto a oferecer. 

E criar filhos de "sucesso emocional, social e acadêmico", é algo com que todos os pais do mundo deveriam se preocupar fazendo o "dever de casa" de pensar, refletir, avaliar, estar Presente (com P maiúsculo pra indicar presença física e emocional), dar exemplo, mudar velhos hábitos, participar, cobrar, impor limites, dar amor de forma constante, clara e incondicional, dar suporte, cobrar as consequências, ensinar a ganhar, ensinar a perder. E isso tudo sem tirar do filho a autonomia de tentar, algumas vezes errando, algumas vezes acertando. (A propósito, é disso que o artigo do começo fala.) 

Aliás, na minha opinião, uma pai ou uma mãe "de sucesso" busca essas coisas o tempo todo, mas está ciente de que algumas, ou muitas vezes, ele próprio, mesmo sendo “um sucesso”, irá cometer erros, inevitáveis em qualquer empreendimento humano. E, com muita sabedoria e alguma sorte, esses erros não irão impedir que nossos filhos sejam pessoas "de sucesso". Eu, com certeza, vou adorar dizer por ai que "Meu filho é um sucesso como filho!" "Meu filho é um sucesso como amigo!" "Meu filho é um sucesso como marido!" "Meu filho é um sucesso como pai!". Mas por agora, já posso encher o peito e dizer "Meu filho já é um sucesso (como filho, entre outras coisas...)!". 

Por Daniela Lacerda
alguém que, se tivesse tempo, 
se meteria a besta no blog da Ana que, 
aliás, é um sucesso!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei, Dani! Seu texto foi um sucesso! Beijos da FabiG

    ResponderExcluir
  3. Super bacana Dani ! Você é uma mãe muito dedicada ! Mãe de dois filhos lindos !! Bjs Cotmelo

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...