27 de agosto de 2013

4 mil visualizações.... e agora?

Estou encantada com a repercussão do último post "Relato de uma Cesarista Arrependida". Em dois dias, foram mais de 4 mil visualizações, uma coisa que jamais havia ocorrido no blog.

Agradeço a todos e todas que deixaram depoimentos, contaram suas histórias, discutiram o assunto mais profundamente, me ofereceram carinho, apoio, coragem. Foi emocionante, empoderador. Me sinto parte de um grande grupo que está se mobilizando para fazer as coisas de um jeito diferente.

Esta energia tão incrível merece ser utilizada! Então eu quero mais informações, outros caminhos, um "Beleza, vamos tentar tornar o parto normal a regra, não a exceção. O que faço agora?"

Bom, a primeira coisa que eu sei que adoraria seria se todo mundo assistisse ao filme. O link da página do Facebook do filme está aqui e os horários e cidades está aqui. Isto vai dar força para o movimento, esclarecer muita gente, ajudar outras pessoas a não fazerem as escolhas que eu fiz.

Outra excelente idéia é ler este post super detalhado sobre os efeitos das diferentes vias de parto da Dra. Luiza Rodrigues, minha maravilhosa irmã, a protagonista de dois partos normais incríveis, médica clínica que estuda Medicina Baseada em Evidências. Apesar de muitos esclarecimentos dela, eu fiz minhas cesáreas, provando que santo de casa não faz milagre mesmo. Precisei de ver o filme para poder entender e admirar as escolhas dela.

Uma das coisas que eu sei que me levou a repensar muitas das questões do filme foi me envolver com movimentos feministas representados no Brasil por grandes blogs como Feminismo Pra Que? , Escreva Lola EscrevaClara Averbuck , e alguns posts do Sakamoto. Abriram meus olhos para o que é o machismo, geralmente de uma maneira interessante, muitas vezes até divertida. Mais feminismo = mais poder para a mulher = menos abuso do nosso corpo e das nossas vontades.

Não sei qual seria o próximo passo. Só sei que fazemos todos (homens e mulheres) parte de um grande grupo de pessoas que pode e vai mudar o mundo. Estou aqui para me juntar com quem quiser dar palpite, divulgar, contar suas histórias, dar novas ideias.

Hoje eu sei que cada uma de nós é parte da solução. Como vamos construir um mundo onde nascer e viver vai ser melhor para todo mundo?

*** SUGESTÕES DOS COMENTÁRIOS ***
(O nome entre parêntesis é da pessoa que sugeriu. Quando não tem é porque o comentário foi Anônimo)

Políticas públicas:
- Ensino sobre o parto normal em escolas como parte da educação sexual (Lulu)

Sites sobre parto humanizado:
- http://vilamamifera.com/
- http://www.euqueropartonormal.com.br/eqpn/
- Grupo no Yahoo chamado partonosso

5 comentários:

  1. Boa, Aninha!
    Eu reitero uma sugestão do filme que é inserir na educação sexual, que já é oferecida nas escolas (e em casa!) aos adolescentes, aulas sobre a mecânica do parto, humanização do nascimento e evidências sobre parto. Por que parar a educação sexual na concepção (ou prevenção da mesma)? Vamos ensinar toda a história!
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá..
    Se me permitir, eu gostaria indicar também essas sites para quem quer saber mais sobre esse mundo de parto humanizado:
    http://vilamamifera.com/
    http://www.euqueropartonormal.com.br/eqpn/
    Grupo no Yahoo chamado partonosso

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que permitimos, a idéia é essa! Coloquei no post original para dar mais destaque. Quer deixar seu nome para que eu possa dar o crédito da sugestão?

      Excluir
  3. Mais uma sugestão, que foi dada por uma leitora (Luciana) do post do blog Padecendo: inserir no meio acadêmico a discussão, ensinando nas faculdades de Medicina e residências de Obstetrícia sobre o parto humanizado!

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...