Faço parte de um grupo de mães, excelente, chamado "Padecentes no Paraíso". Sao mães da minha cidade (Belo Horizonte, MG) que trocam idéias, conselhos, histórias. Adoro o grupo e suas participantes. Só queria que uma coisa fosse diferente: o nome. Para mim, o Paraíso é o lugar onde você é infinitamente feliz, por definição. Padecer no Paraíso só tem uma explicação: é o paraíso dos outros, não o seu.
E em nenhum momento o Paraíso é mais dos outros do que nas férias. Depois que me tornei mãe, nunca mais, nunca mais mesmo, tive férias onde o objetivo principal era eu ficar feliz. Eu paro de trabalhar dando aulas, é verdade, mas continuo de plantão, trocando fralda, dando jantar, fazendo e desafazendo mala, acordando de madrugada para dar de mamar e de manhã cedo para levar na "Oficina de Massinha" ou no Zoológico.
Alice no Paraíso, ups, Zoológico |
Porque eu quero que as férias da minha filha sejam legais. Eu tenho consciência de que trancar a menina em casa por 30 dias, jogando videogame e vendo TV, não deve ser saudável (não que ela fosse achar ruim). Então saio de casa, arrastando a nenê de 5 meses e 125kg de tralha: carrinho, canguru, milhões de fraldas, roupinha de frio, de calor, outra se sujar a primeira, chocalho, paninho e duas mamadeiras.
Este último ítem é absolutamente inútil. Rosa se recusa, com ferocidade, a mamar na mamadeira. Já tentamos diversos bicos (MAM, Nuk, Avent e Tommy Tipee), conteúdos (leite de peito, NAN, Aptamil), diversas temperaturas (morno, frio, quente), e nada. Ao encostarmos a mamadeira nos lábios dela ela entra no modo exorcista, e não há o que faça ela sequer experimentar. Aí, meu peito vai parar na Medina: já amamentei no clube, na praça da Assembléia, em todos os Shoppings, hoje foi no Sesc Palladium e no Museu da PUC. Meu peito já está mais conhecido que o Tiririca.
E várias pessoas vêm me dar parabéns pela amamentação: "É um momento mágico! Não é ótimo?" Vou ser polêmica agora, mas eu, no momento, realmente gostaria que Rosa tomasse mamadeira. Acho que ela vai sofrer demais ao chegar na escola e não ter nem este conforto... Queria de verdade que ela estivesse feliz e bem com a mamadeira. Fico com o coração partido de pensar nela chorando de fome, no colo de uma pessoa estranha.
Em 15 dias, Alice volta para a escola e Rosa irá chorar até aprender a mamar na mamadeira. Eu volto a trabalhar, dando aula. Mas, daqui a cinco meses, inacreditavelmente, vou esquecer todos estes problemas, e vou lembrar só da carinha da Alice pulando no Zoológico. Vou estar aguardando ansiosamente as próximas férias, para continuar padecendo.
E você, como lidou com estes desafios? O que fez com seus meninos nas férias? Tem algum truque para ajudar a desmamar?
E você, como lidou com estes desafios? O que fez com seus meninos nas férias? Tem algum truque para ajudar a desmamar?
So li esse post hoje! E lembrei de me cadastrar no Padecendo no Paraiso, mas pelo que vi la, tenho que ser convidada por alguem. Me convida ai, vai!
ResponderExcluirFeito! :)
Excluir