18 de julho de 2012

Paraíso, Peitos, e outras histórias

Em Agosto eu volto a trabalhar.  Em Agosto, minha filha Alice (6 anos) volta para a pré-escola depois das férias. Em Agosto, minha filha Rosa (5 meses) começa a ir para o berçário. Até lá, tenho dois desafios: Não enlouquecer com a Alice em casa o dia inteiro, e fazer a Rosa tomar uma mamadeira.


Faço parte de um grupo de mães, excelente, chamado "Padecentes no Paraíso". Sao mães da minha cidade (Belo Horizonte, MG) que trocam idéias, conselhos,  histórias. Adoro o grupo e suas participantes. Só  queria que uma coisa fosse diferente: o nome. Para mim, o Paraíso é o lugar onde você é infinitamente feliz, por definição. Padecer no Paraíso só tem uma explicação: é o paraíso dos outros, não o seu.

E em nenhum momento o Paraíso é mais dos outros do que nas férias. Depois que me tornei mãe, nunca mais, nunca mais mesmo, tive férias onde o objetivo principal era eu ficar feliz. Eu paro de trabalhar dando aulas, é verdade, mas continuo de plantão, trocando fralda, dando jantar, fazendo e desafazendo mala, acordando de madrugada para dar de mamar e de manhã cedo para levar na "Oficina de Massinha" ou no Zoológico.

Alice no Paraíso, ups, Zoológico


Porque eu quero que as férias da minha filha sejam legais. Eu tenho consciência de que trancar a menina em casa por 30 dias, jogando videogame e vendo TV, não deve ser saudável (não que ela fosse achar ruim). Então saio de casa, arrastando a nenê de 5 meses e 125kg de tralha: carrinho, canguru, milhões de fraldas, roupinha de frio, de calor, outra se sujar a primeira, chocalho, paninho e duas mamadeiras.

Este último ítem é absolutamente inútil. Rosa se recusa, com ferocidade, a mamar na mamadeira. Já tentamos diversos bicos (MAM, Nuk, Avent e Tommy Tipee), conteúdos (leite de peito, NAN, Aptamil), diversas temperaturas (morno, frio, quente), e nada. Ao encostarmos a mamadeira nos lábios dela ela entra no modo exorcista, e não há o que faça ela sequer experimentar. Aí, meu peito vai parar na Medina: já amamentei no clube, na praça da Assembléia, em todos os Shoppings, hoje foi no Sesc Palladium e no Museu da PUC. Meu peito já está mais conhecido que o Tiririca.

E várias pessoas vêm me dar parabéns pela amamentação: "É um momento mágico! Não é ótimo?" Vou ser polêmica agora, mas eu, no momento, realmente gostaria que Rosa tomasse mamadeira. Acho que ela vai sofrer demais ao chegar na escola e não ter nem este conforto... Queria de verdade que ela estivesse feliz e bem com a mamadeira. Fico com o coração partido de pensar nela chorando de fome, no colo de uma pessoa estranha.

Em 15 dias, Alice volta para a escola e Rosa irá chorar até aprender a mamar na mamadeira. Eu volto a trabalhar, dando aula. Mas, daqui a cinco meses, inacreditavelmente, vou esquecer todos estes problemas, e vou lembrar só da carinha da Alice pulando no Zoológico. Vou estar aguardando ansiosamente as próximas férias, para continuar padecendo.

E você, como lidou com estes desafios? O que fez com seus meninos nas férias? Tem algum truque para ajudar a desmamar?


2 comentários:

  1. So li esse post hoje! E lembrei de me cadastrar no Padecendo no Paraiso, mas pelo que vi la, tenho que ser convidada por alguem. Me convida ai, vai!

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...