24 de julho de 2012

A heroína

OBS: apesar de falar de vários filmes neste post, PROMETO que não vou contar detalhes deles, para não estragar a surpresa.

Vi "Valente" este final de semana com minha filha Alice (6 anos).


A reação dela ao filme foi de incompreensão. Ao sairmos do filme, ela me perguntava: "Por quê aconteceu isto?", "Por quê ela disse aquilo?", "Por quê, por quê, por quê?" E mesmo que eu explicasse, ela continuava sem entender.

O filme tem um roteiro confuso, sim, mas acho que a principal causa para a confusão de Alice foi a personalidade da personagem principal (cujo o nome ninguém conseguiu decorar, algo tipo Merlinda, Merida, Mervida).

Descobri há algum tempo, vendo dois filmes ma-ra-vi-lho-sos, "Ponyo - Uma amizade que Veio do Mar" e "A Viagem de Chihiro" (ambos do mesmo diretor), que a reação de Alice aos filmes tem muito mais a ver com o humor da personagem principal do que com o roteiro.

Chihiro - Tenso e Assustado
Ponyo - Delicado e Alegre


Em ambos, a heroína da história é uma menina, que vive em um mundo fantástico. Momentos tensos e perigosos acontecem, mas o que a heroína sente é completamente diferente. Enquanto Chiriro está tensa, assustada, Ponyo se diverte o tempo todo, mesmo quando está sob ameaça. Chihiro vive um pesadelo, Ponyo uma aventura.

E Alice se sente da mesma forma. ADORA Ponyo, já viu várias vezes. E não suporta assistir a Chihiro. Fica com medo, triste. Viu uma vez até a metade e desistiu.

Este, eu acho, é o problema com "Valente". Merida (olhei no Google) é uma adolescente em crise, confusa, nervosa, meio chata. O que ela passa durante o filme é uma grande punição, de um crime que ela acha que não cometeu. O dilema inicial (ela tem que se casar com quem os pais escolhem) diz muito pouco para a nova geração. Se ela estivesse se divertindo (como a Rapunzel no excelente "Enrolados"), o filme ainda passaria. Do jeito que está, saímos todos muito decepcionados.

Esperava encontrar uma versão infantil para o excelente "Branca de Neve e o Caçador" pelos motivos  que eu comento aqui, mas acabei apenas sentindo falta de Steve Jobs. A grande mente por trás da Pixar provavelmente não deixaria um filme destes sair assim.

E você, viu o filme? O que achou?

PS: para uma análise muito bacana do papel fundamental dos Contos de Fadas na formação de nossas crianças, recomendo o excelente livro "Psicanálise dos Contos de Fada" de Bruno Bettelheim. Uma das coisas bacanas neste livro é mostrar como a figura da mãe deve ser dividida em duas (bruxa má e fada boa) para que a criança possa elaborar a raiva e o amor que sente pela própria mãe. Outro ponto em que "Valente" escorrega, fazendo que a minha filha tenha ficado com muito medo da figura materna do filme.


7 comentários:

  1. Ainda nao vi Valente, mas estou doida pra ver. Depois digo o que acho. Mas falando em Conto de Fadas, mais Eliane Brum na sua "veia": http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/06/rainha-ma-e-o-terror-de-envelhecer.html. E um livro sobre o assunto que ela recomenda e que fiquei curiosa pra ler: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT1040852-1664,00.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Achei incrível o post da Eliane Brum, melhor do que o meu!!! heheheheh
      Gostei da idéia de ler o livro sim! Achei na Submarino.com.br por R$64,90. Quer comprar de meia? :)
      Abraços,
      Ana

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi o filme, mas já irei ver enriquecido por estes outros olhares.

    ResponderExcluir
  4. Aninha, assisti ao "Brave" em Miami com toda a familia do Xande, inclusive Felipe e a baba!
    Ele dormiu a maior parte do tempo, mas Julia nao desgrudou os olhos da tela e tb saiu cheia de questionamentos!
    Fiquei tao encantada pela filmagem(animação) e pelos cenários que me deliciei o tempo todo com os detalhes de cada personagem e nao senti o conjunto da obra da forma como vc percebeu o enredo, a trama e os detalhes da personalidade da menina.
    Claro que nao ter entendido a maior parte dos dialogos(sem legenda...kkkk)propiciou os meus devaneios!
    Tenho certeza de que assistir de novo aqui vai ser bem mais proveitoso e eu vou, ate para reconhecer essa sua interessante avaliação!
    Amei de cabo a rabo, na inocencia dos meus 64 anos!

    Em tempo, trouxe para a Alice um livro sobre o filme, tomara ela possa se interessar pelo menos um pouquinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha maior fã!!! heheheeh
      Alice viu o filme hoje de novo! Ela foi com o pessoal da colônia de férias no cinema, e, para minha surpresa, ela resolveu ver o filme de novo (ao invés de ver Era do Gelo de novo). Perguntei porque, ela disse que agora queria entender o filme. Achei legal ela mesma estar tentando elaborar... Como no livro a personagem será "dela" (vantagem de livro sobre filme, o humor da personagem é você quem decide), acho que será uma experiência super bacana!! Obrigada por sempre lembrar das minhas bonecas com carinho!!

      Excluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...