20 de julho de 2012

Cupcake da Amizade

Depois de dois meses trancada em casa com A Sindrome da Mãe Trancada Em Casa, me matriculei em uma aula de Cupcakes.

Era mais uma desculpa para sair de casa, ver outras pessoas, e, ainda por cima, comer bolo! Não tinha como não dar certo!

Eu que fiz!!! O Cupcake ficou ótimo, a foto ficou um desastre...
E deu certo mesmo! Conheci duas pessoas super legais, e uma delas, na maior coincidência do mundo, mora no prédio em frente ao meu.

Dica para todo mundo: se você quiser conhecer pessoas interessantes, matricule-se em um curso sobre algo legal perto de você. Na pior das hipóteses, você aprende alguma coisa. Na melhor, faz amigos também. E dica 2: deixe o smartphone em casa. Não ter a desculpa de checar e-mail ou jogar Angry Birds te obriga a conversar com quem está do seu lado.

Hoje o post vai ser minúsculo, porque cheguei super tarde do curso. Mas adorei!!

PS: para quem vem acompanhando minha saga, Rosa ficou em casa com meu marido quatro horas e ele conseguiu fazer ela mamar 120ml de mamadeira! Alegria total que minha filha não vai passar fome na escolinha! Mais um ponto para o curso!

NOVIDADE: Devido aos numerosos (dois) pedidos, segue a receita do cupcake da foto! Receitas da profa. Marina Custódia Pereira do IGA.

Massa de Chocolate
Ingredientes: 1 ovo, 200ml de leite, 1 xic açucar, 60g de chocolate em pó, 100ml de óleo de canola, 180g de farinha de trigo (peneirada), 6g de fermento em pó, 1 pitada de bicarbonato de sódio.


Modo de fazer: 
Isto é um fuet. Você sabia? Eu não...
1) Em uma tigela, misture o chocolate, a farinha, o fermento, o bicarbonato e reserve.
2) No liquidificador, misture o leite, o ovo e o óleo. Misture o açúcar e bata de novo até ficar homogêneo.
3) Verta esta mistura na tigela dos ingredientes secos e misture bem até obter uma textura uniforme com o fuet.
4) Coloque em forminhas para cupcake (ponha a forminha de papel dentro da forminha de metal ou silicone, e ponha a mistura dentro), até atingir 2/3 da forminha. Leve para assar em forno médio (180oC) pré-aquecido (te peguei, né? era para te contar isto no começo da receita, para você já ligar o forno), por 15 a 20 minutos.

Detalhe legal: para saber se o cupcake está pronto, nada de enfiar palito nele! Aperte o da frente e o de trás com o dedo indicador. Se ele afundar e voltar, igual borracha, está pronto. Se afundar e ficar, mais forno! Legal, né?

Agora o Recheio Trufado:
Ingredientes: 200g de chocolate ao leite Nestlé, 200g de chocolate meio amargo Nestlé, 100g de creme de leite (1 latinha com soro), 2 colheres de sopa de rum (pode ser uísque, ou conhaque, ou café).

Modo de fazer:
1) Pique os chocolates e derreta-os em banho maria (dica importante: a água do banho maria não deve ferver, apenas começar a aparecer bolhinhas. Desligue o fogo neste ponto e tenha paciência). Misture bem.
2) Acrescente o creme de leite e o rum até obter uma mistura homogênea.
3) Utilize com o auxílio de um saco de confeitar.

Por fim, como fazer tudo ficar junto e bonitinho:
(Precisa de chantilly, saia para cupcake e mini-confeitos)
1) Corte a tampa do cupcake se ele tiver ficado muito torto.
2) Se for rechear, faça um buraco no meio com uma faca (tamanho de tampinha de refrigerante).
3) Coma este pedaço que cortou (ok, este passo sou só eu que faço).
4) Encha o buraco com o recheio, e continue passando por cima do cupcake, usando a faca ou um saco de confeitar para ajeitar.
5) Jogue os mini-confeitos por cima.
6) Use o saco de confeitar para fazer uma gota com chantilly.
7) Coloque a saia para cupcake.
8) Coma com a boca mais boa do mundo!!!

Qualquer dúvida, me escrevam que eu esclareço detalhes!

Um comentário:

  1. hahaha...vou ai na sua casa para comer!!!!
    ate que nao achei dificl,mas sao tantos os passos (uns 15) que eu acabei tropeçando na metade do caminho e nem li o resto!
    Que tal a D. Thalma se aventurar na cozinha para faze-los para nos...ai eu ajudo e aprendo!

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...