9 de julho de 2012

A Foto Perfeita


Hoje tirei uma foto com minha familia; meu marido Juliano, minha filha mais velha Alice e a caçulinha Rosa.

Minha Família


Quando pensamos em foto de familia, pensamos nisto:
A Família Perfeita (não é a minha)

A diferença não é (só) a qualidade da camera e o talento da fotógrafa, porque, quando eu me esforço, eu consigo tiro fotos muito boas das minhas filhotas:
Rosa (4 meses)
Alice (5 anos)
Mas eu não apareço nelas. Fazer a foto perfeita requer tirar muitas fotos, ficar com o olho no obturador por muito tempo, repetir, posar, mudar a luz. E quem está fazendo tudo isto, não está se divertindo, dentro da piscina, jogando a bola ou correndo no parque.


O problema com a foto perfeita, é que é preciso ser a familia perfeita, onde ninguem tem nariz escorrendo (Rosa), ou deixa cair comida na roupa (Alice) ou tem um dente meio torto (meu marido) ou não corta o cabelo há meses (eu). Como diz a música, "todo mundo tem pereba", mas a foto é a prova fixa, inegável, de que não somos a bailarina, e é muito difícil admitir isto.

Pesquisas recentes (que eu li em algum lugar confiavel) mostram que a maioria das dietas começam porque alguem se viu em uma foto e não gostou do que viu. Em um mundo cheio de cameras digitais, Facebook e Photoshop, o que isto está fazendo com a nossa autoestima?

Acho que temos duas possiveis escolhas, ao sermos bombardeados o tempo todo com a mensagem de que não somos perfeitos. Podemos fazer dietas rígidas, plástica, ginástica, lutar contra o tempo, a gravidade e a genética, estressando a cada aniversario, infelizes com nossa imagem. Brigando com nossos filhos porque queremos mais uma foto, para eles olharem para a camera! Vendo o balé, a festa junina e a apresentação da escola através de um qudradinho digital, atras do qual escondemos nossos olhos e nossos sorrisos dos nossos filhos; deixando-os apresentar-se para o filme, não para nós; ensinando a eles que a imagem é mais importante do que curtir o momento.

OU, podemos aceitar que é a imperfeição que nos torna humanos. Que a falha e a difença são parte da nossa história, que o perfeito é feito pelo computador. Que a foto da familia perfeita foi tirada em estudio, o fundo adicionado depois, todo mundo foi photoshopado, e provavelmente aquelas pessoas nem são parentes. Podemos deixar nossos filhos verem  o brilho dos nossos olhos, criando memórias indeléveis na personalidade deles com o olhar dizendo te amo, você é importante.

Em um filme indiano muito bom, chamado "The Namesake", pai e filho andam até a ponta de um Recife. O caminho é difícil, mas a vista no final é incrível. Ao chegar, o pai diz "Que tolo eu sou! Esqueci a máquina no carro!" Eles olham para a vista, o pai ajoelha e diz :" acho que vamos ter que guardar na memória então". O menino pergunta:"Por quanto tempo?" O pai sorri, e completa :"para sempre". Desanimado, o menino termina o diálogo reclamando:" para sempre é muito tempo...".

A foto da minha família é o registro de um momento assim. Estamos juntos e felizes por sermos quem somos, este sim, uma lembrança para guardar para sempre. Se eu tivesse tempo, eu faria um monte delas.

2 comentários:

  1. Sua família é linda, Ana.
    Alice e Rosa são fofas, estou adorando passear por aqui,
    Tb sou a fotógrafa aqui de casa e outro dia resolvi deixar a câmera em casa e sair pra passear com marido e filha, foi estranho, diferente e divertido,
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andrea!! Desde que eu ganhei um iPhone do meu marido, a camera tem ficado em casa, mas o iPhone é onipresente... estou tentando ver se me livro do "olhar na caixinha", mas não é fácil. Para quem se acostuma à posição (confortável) de espectadora, participar da cena é diferente mesmo. É um passo a passo, mas um dia eu chego lá! :)

      Excluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...