10 de julho de 2012

Carta para mim mesma aos 36 anos

(Este post é uma continuação deste Carta para mim mesma aos 16 anos. Talvez não faça sentido ler este sem ler o outro primeiro...)

Cara eu mesma aos 36 anos,

Dia das Mães, 2012


Neste momento, você terá sua segunda filha em seus braços. Você estará cansada, e sem tempo para você ou seu marido. Todo seu tempo e pensamentos serão dedicados às suas garotas, Alice e Rosa.

Mas, esta fase também irá passar. Depois que Alice fez 5 anos, ela se tornou independente, talvez um pouquinho demais. Ela começou a ver você como parte da vida dela, não o centro do universo. E isto te libertou para ser você de novo. Você encontrou um novo emprego, desafiador e interessante, ensinando engenharia no turno da noite e sendo gerente de sua própria empresa nas manhãs, que você ocupa com horários flexíveis e agradáveis. Você consegue passar todas as tardes com sua filha.

Você também conseguiu voltar e manter sua forma, não malhando compulsivamente, mas lidando com suas ansiedades e dificuldades que se traduziam em comer. Encontrar alegria e felicidade no dia-a-dia fez comer chocolate diariamente não ser tão necessário.

Você procurou e encontrou ajuda de confiança para os trabalhos domésticos. Custa caro, mas vale cada centavo. Você também aprendeu a viver em uma casa que não é perfeita. Perfeição era a causa principal da sua tristeza, e você está dolorosa e lentamente aprendendo a não ser tão dura com você mesmo quando falha.

A escola da sua filha se tornou uma fonte de novos amigos, os pais das outras crianças, e te ensinou que você não está sozinha, que todos tem problemas, e que ter amigos ajuda a diminuir o peso da carga.

Você fez uma amiga no balé da sua filha, e ela mostrou para você como que as diferenças em estilos de criar as crianças pode ser saudável. Vocês se respeitam, tomam café de tarde juntas, e este é um dos momentos mais prazeirosos da sua semana.

Quando eu te escrevi aquela outra carta, te falei que você não poderia ser tudo o que quisesse. Você não pode mesmo. Ninguém pode. Todos temos que fazer escolhas, e é difícil aceitar que, em muitas áreas, você vai falhar. Em algumas, vai ser um desastre. Você jamais aprenderá a cozinhar, por exemplo.

Mas tem tanto na vida além de uma carreira de sucesso! O principal é estar feliz com o que faz. Neste momento, você vai ter decidido ter outra filha pelos seguintes motivos:

- Tempo é limitado nesta vida, e ter uma criança por perto faz tudo parecer diferente. Ver o mundo pelos olhos delas é fantástico, e criar uma criança é uma conquista enorme. Amo minha filha mais profundamente do que jamais pude imaginar, e sou tão orgulhosa dela, que só consigo pensar que foi a melhor coisa que eu já fiz.

- Ninguém jamais será feliz se focar em todas as coisas que "poderia ter feito". Meu marido não gosta de trabalhar 8 horas por dia, e só ver nossa filha à noite e nos finais de semana. Ele pode não sentir culpa, mas ele não tem a honra de vê-la nadar, dançar e rir de bobagens como eu. Ele tem que viajar a trabalho, ficar longe, e ele está fazendo GRANDES coisas, mas está perdendo as pequenas, e elas são tão importantes. As GRANDES coisas nos fazem ficar orgulhosos por um momento, mas são as pequenas coisas que nos mantém felizes no dia a dia.

- Elas crescem muito devagar. As pessoas vão te dizer que passa rápido, mas só é rápido se você não estiver prestando atenção. E eu planejo prestar muita atenção, pra sempre. Estar com minhas garotas quando elas precisarem de mim, e assoar o nariz delas, e ensiná-las que ser ALGUÉM na vida significa ser um grande ser humano, e não fazer grandes coisas. Meu nome provavelmente não ficará escrito em placas e livros por centenas de anos, mas se meus netos se lembrarem de mim com amor, eu terei atingido todos os objetivos que preciso.

Então, Alice, minha filha, Rosa, meu bebê, crescam e se tornem grandes seres humanos. Grandes amantes da arte, grandes contadores de histórias para seus amigos, grandes companheiros para quem escolherem para compartilhar suas vidas, grandes mães dos meus netos, e os melhores profissionais possíveis em uma carreira que encha seus corações de orgulho. Eu sei que vocês conseguem, porque estou vivendo a melhor época da minha vida tentando.

Com amor,
Ana
8/Dezembro/2011

Um comentário:

  1. So passei pra dizer que ontem eu reli as tres cartas e que gostei muito mesmo. Seu pai foi extremamente feliz, corajoso, sensivel, sensacional nas colocacoes dele em resposta a sua 1a carta. E eu me identifico demais com sua 2a carta, mas como gostaria de ter as tardes livres para ficar com os meninos e tomar um cafe com voce. Um abraco! Dani (mae do Theo)

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...