2 de agosto de 2012

Aproveita, que essa é a melhor fase

Aproveita, que essa é a melhor fase. Escutei muito esta frase quando Alice, hoje com seis anos, era um bebezinho. Eu sorria, simpática, mas não compreendia. 

Aquela criatura que chorava por horas aparentemente sem motivo, fazia 50 cocôs por dia, acordava de 3 em 3 horas durante a noite, e nem sorria, era a melhor parte?!?! O que eu devia então esperar dos próximos anos? Infelicidade permanente?

Mas o tempo passou, e Alice cresceu inteligente, engraçada, linda. A cada nova fase, eu me maravilhava; as primeiras palavras (papá, mamã e picanha!); os primeiros passos, caindo de bunda; a aula de capoeira com apenas dois anos; correndo no parque chutando bola com o pai com três; me perguntando porque de tudo com quatro; achando que sabe tudo com cinco; e, agora, aos 6 anos, lendo tudo.

A cada aniversário, eu me perguntava: é agora que a fase boa acaba? E cada fase seguinte era mais linda do que a anterior. E continua sendo.

E então, nasceu a Rosa. Há 5 meses estou novamente lidando com cocô, acordar de madrugada, choro. Mas, desta vez eu entendo que preciso aproveitar esta fase,sim. Preciso aproveitar cada sorriso, cada mamada, cada dobrinha. Da mesma forma que aproveitei com a Alice, e continuo aproveitando cada vez que Alice lê "queijo coelho" (ao invés de coalho).

Aproveita, que essa fase, que começa no dia que você vira mãe e não termina nunca, é a melhor fase.

2 comentários:

  1. Que engraçado,né, Ana, mas as pessoas vivem dizendo isto mesmo. É verdade que eu tô aproveitando, mas fica a sensação: quando a fase boa vai acabar? E o melhor é que a medida que o tempo passa eu acho que está ficando cada vez melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gosto de compartilhar a frase de Lennon na musica Beautiful Boy: everyday, in every way, its getting better and better! E' isso ai! A melhor fase e' hoje e melhora a cada dia.

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...