17 de setembro de 2014

Como desatulhar sua casa (e sua vida)

Vou me mudar para outro bairro em três meses.

Comecei uma limpeza geral, esvaziando armários, jogando milhões de coisas fora (porque eu guardo tantas caixas e sacolas de papel?? Por que??).

No final de semana passado, ajudei uma amiga que havia se mudado meio às pressas, e teve um nenê em seguida, a abrir as caixas da mudança dela. Neste, outra amiga que precisava dar um jeito na dispensa da cozinha. (Estou ficando famosa com meu super-poder de arrumação).



Nestas arrumações, me deparei com dezenas de CDs, DVDs e livros. Muita coisa com valor sentimental, como o "Todos os Homens são Mortais" da Simone de Beauvoir, que eu já li três vezes e não me desapego. Mas muita coisa que dá até vergonha do meu passado (três CDs da Britney Spears, sério, Ana?).

Então eu radicalizei. Coloquei TODOS os CDs e DVDs que eu não vejo há mais de 5 anos em uma grande sacola, e vou doar. Tem dezenas de bibliotecas que hoje aceitam doação não apenas de livros, mas de CDs e DVDs. A minha favorita é a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte - MG, telefone (31) 3269-1166.

Para os que ainda não se sentem desapegados deste tanto,  tenho outras dicas úteis:

  1. Jogue fora/doe uma coisa por dia. Ao final do ano terá jogado 365 coisas fora!!
  2. Defina um valor que você acha barato (no meu caso, é R$25,00). Se tem mais de um ano que você não usa, e custa menos que isso, é lixo. Explicação: se você precisar de novo, você compra outra! Senão, está só enchendo sua casa. 90% das coisas que eu jogo fora (e nunca compro de novo) caem nesta categoria.
  3. Enfeite é, por definição, algo que você acha bonito. Se alguém te deu de presente, mas você acha horrível, é lixo (ou doação para outro coitado).
  4. Tem coisas que a gente não joga fora/doa porque pensa: "foi tão caro, dá dó". Neste caso, você está com dó do dinheiro que gastou, que, infelizmente, não vai conseguir de volta. Desatulhe sua casa e sua consciência. Saber que terá que jogar fora o que não usar vai te fazer pensar duas vezes antes de comprar outra coisa inútil.
  5. Jogue fora o que está quebrado e estragado. Principalmente brinquedos. Ter um armário abarrotado de coisas quebradas significa menos espaço visível para as coisas que funcionam. Um caso clássico foi uma amiga que resistiu por meses a jogar fora uma torradeira que dava choque e estava toda derretida. Quando fez uma limpeza na cozinha, e jogou fora, descobriu outra novinha guardada na caixa no fundo do armário, atrás de enfeites velhos (ver item 3).
  6. Tuppeware (aqueles vazilhames de plástico) são uma categoria de entulho à parte. Jogue fora (no lixo reciclável de plástico) todos que: estiverem quebrados; não tiverem tampa; tiverem só a tampa; forem embalagens que você está tentando reaproveitar, exceto de sorvete. Sei que este último item é polêmico, então vou explicar. A maioria das embalagens não é feita para ser reutilizada, ou porque não pode ser aquecida sem soltar plástico tóxico, ou porque não é possível lavá-la completamente, ou porque não pode ser congelada sem trincar. Não vale a pena arriscar sua saúde por causa de potinhos que custam menos de R$25,00 (ver item 2). Se possível, compre tudo de vidro, do mesmo tipo, em três tamanhos. Os que sobrarem desta limpeza, guarde com a tampa dentro (não feche, dá cheiro ruim).
  7. Papel é outro entulho que reproduz sozinho. Se você tiver filhos, sabe que enche uma caixa de mudança por semestre com "artes" e "projetos". Sente com seu(s) filho(s) no final do semestre e deixe ele escolher os 5 que ele mais gosta. O resto é lixo reciclável. "Tu és papel reciclado, e ao papel reciclado voltarás." Eu separava papéis que tenho que guardar, como contas de luz, telefone, cartão, condomínio, cada um em sua pasta. Dava um trabalho do cão, e nunca usei novamente. Agora jogo tudo em uma gaveta funda, no final do ano ponho em um arquivo daqueles de empresa, escrevo o ano na frente do arquivo e ponho no fundo do armário. Se um dia precisar, está lá. Os documentos importantes (certidões, contratos, etc.) guardo todos em uma única pasta com separações. O resto é lixo direto, incluindo revistas que já li (ou tem mais de dois meses), catálogos, e recados da escola que já venceram. 
  8. Organize as coisas por ordem de uso (as mais usadas na altura da barriga e na frente, as menos usadas no alto e no fundo). Além disto, faça um mapa de "grupos". Na dispensa, por exemplo, junte as coisas "café da manhã", "almoço" e "temperos e azeites". Isso vai fazer ficar mais simples procurar coisas. E deixe os pacotes fechados atrás do pacote aberto (e não guardado em outro lugar). Assim você sempre sabe quanto ainda tem, e não fica com dois lugares para as mesmas coisas. 
Com estas pequenas regras, olha o que dá para fazer (caso real, realizado no final de semana passado):
Antes e ......depois!

E você, tem mais dicas de arrumação? Deixe nos comentários!! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...