
Comecei uma limpeza geral, esvaziando armários, jogando milhões de coisas fora (porque eu guardo tantas caixas e sacolas de papel?? Por que??).
No final de semana passado, ajudei uma amiga que havia se mudado meio às pressas, e teve um nenê em seguida, a abrir as caixas da mudança dela. Neste, outra amiga que precisava dar um jeito na dispensa da cozinha. (Estou ficando famosa com meu super-poder de arrumação).
Nestas arrumações, me deparei com dezenas de CDs, DVDs e livros. Muita coisa com valor sentimental, como o "Todos os Homens são Mortais" da Simone de Beauvoir, que eu já li três vezes e não me desapego. Mas muita coisa que dá até vergonha do meu passado (três CDs da Britney Spears, sério, Ana?).
Então eu radicalizei. Coloquei TODOS os CDs e DVDs que eu não vejo há mais de 5 anos em uma grande sacola, e vou doar. Tem dezenas de bibliotecas que hoje aceitam doação não apenas de livros, mas de CDs e DVDs. A minha favorita é a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte - MG, telefone (31) 3269-1166.
Para os que ainda não se sentem desapegados deste tanto, tenho outras dicas úteis:
- Jogue fora/doe uma coisa por dia. Ao final do ano terá jogado 365 coisas fora!!
- Defina um valor que você acha barato (no meu caso, é R$25,00). Se tem mais de um ano que você não usa, e custa menos que isso, é lixo. Explicação: se você precisar de novo, você compra outra! Senão, está só enchendo sua casa. 90% das coisas que eu jogo fora (e nunca compro de novo) caem nesta categoria.
- Enfeite é, por definição, algo que você acha bonito. Se alguém te deu de presente, mas você acha horrível, é lixo (ou doação para outro coitado).
- Tem coisas que a gente não joga fora/doa porque pensa: "foi tão caro, dá dó". Neste caso, você está com dó do dinheiro que gastou, que, infelizmente, não vai conseguir de volta. Desatulhe sua casa e sua consciência. Saber que terá que jogar fora o que não usar vai te fazer pensar duas vezes antes de comprar outra coisa inútil.
- Jogue fora o que está quebrado e estragado. Principalmente brinquedos. Ter um armário abarrotado de coisas quebradas significa menos espaço visível para as coisas que funcionam. Um caso clássico foi uma amiga que resistiu por meses a jogar fora uma torradeira que dava choque e estava toda derretida. Quando fez uma limpeza na cozinha, e jogou fora, descobriu outra novinha guardada na caixa no fundo do armário, atrás de enfeites velhos (ver item 3).
- Tuppeware (aqueles vazilhames de plástico) são uma categoria de entulho à parte. Jogue fora (no lixo reciclável de plástico) todos que: estiverem quebrados; não tiverem tampa; tiverem só a tampa; forem embalagens que você está tentando reaproveitar, exceto de sorvete. Sei que este último item é polêmico, então vou explicar. A maioria das embalagens não é feita para ser reutilizada, ou porque não pode ser aquecida sem soltar plástico tóxico, ou porque não é possível lavá-la completamente, ou porque não pode ser congelada sem trincar. Não vale a pena arriscar sua saúde por causa de potinhos que custam menos de R$25,00 (ver item 2). Se possível, compre tudo de vidro, do mesmo tipo, em três tamanhos. Os que sobrarem desta limpeza, guarde com a tampa dentro (não feche, dá cheiro ruim).
- Papel é outro entulho que reproduz sozinho. Se você tiver filhos, sabe que enche uma caixa de mudança por semestre com "artes" e "projetos". Sente com seu(s) filho(s) no final do semestre e deixe ele escolher os 5 que ele mais gosta. O resto é lixo reciclável. "Tu és papel reciclado, e ao papel reciclado voltarás." Eu separava papéis que tenho que guardar, como contas de luz, telefone, cartão, condomínio, cada um em sua pasta. Dava um trabalho do cão, e nunca usei novamente. Agora jogo tudo em uma gaveta funda, no final do ano ponho em um arquivo daqueles de empresa, escrevo o ano na frente do arquivo e ponho no fundo do armário. Se um dia precisar, está lá. Os documentos importantes (certidões, contratos, etc.) guardo todos em uma única pasta com separações. O resto é lixo direto, incluindo revistas que já li (ou tem mais de dois meses), catálogos, e recados da escola que já venceram.
- Organize as coisas por ordem de uso (as mais usadas na altura da barriga e na frente, as menos usadas no alto e no fundo). Além disto, faça um mapa de "grupos". Na dispensa, por exemplo, junte as coisas "café da manhã", "almoço" e "temperos e azeites". Isso vai fazer ficar mais simples procurar coisas. E deixe os pacotes fechados atrás do pacote aberto (e não guardado em outro lugar). Assim você sempre sabe quanto ainda tem, e não fica com dois lugares para as mesmas coisas.
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Antes e ... | ...depois! |
E você, tem mais dicas de arrumação? Deixe nos comentários!! :)
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