6 de agosto de 2020

Aprendizagem Criativa: Como não enlouquecer com o Home Schooling

O Covid trouxe muitos desafios para as famílias: ficar longe dos amigos e familiares, algumas vezes a perda de emprego, a mudança na rotina.

Um dos grandes impactos foi o fato de que as crianças agora ficam o dia inteiro e estudam em casa. Ouvindo diversas amigas minhas e vídeos e memes online, ficou claro que quase ninguém está preparado para ensinar o filho em casa. 

Então eu decidi ajudar, como posso. Minha experiência de 18 anos no ensino em geral, e em Aprendizagem Criativa para crianças nos últimos 5 anos fez com que a experiência de home schooling aqui em casa seja muito mais tranquila. Não é perfeita, mas não é enlouquecedora.



A base da Aprendizagem Criativa pode ser resumida em uma frase: "Quando você ensina alguém alguma coisa, você tira desta pessoa a oportunidade de aprender." Para a maioria dos professores, esta frase é dolorosa. Todo o nosso valor é baseado na nossa capacidade de ensinar, certo? Mas ensinar pressupõe que você é o dono do conhecimento, e você vai passar ele para outra pessoa. De cima para baixo. Com autoridade. E você está certo e a outra pessoa vai saber o que você sabe.


Você provavelmente está baseando a ideia de home schooling neste modelo baseado nos professores que você teve: perguntas fechadas, respostas únicas, xinga quando erra, dá parabéns quando acerta.  A triste verdade é que este método não funciona muito bem. A grande maioria dos adultos vai te dizer que não sabe mais Geografia, Matemática e Ciências, apesar de ter passado de ano direitinho. Isso é porque tem muito tempo? Não. Tem algumas matérias que os adultos lembram, com perfeição e alegria. São as coisas que eles já tinham interesse, aprenderam pesquisando, experimentando, conectando com suas experiências reais anteriores. Essa é a proposta do Aprendizado Criativo. O professor/educador não está lá para dar as respostas. Ele está lá para ajudar o aluno a encontrar a resposta sozinho.

"Tá, mas eu não sou educador. Eu não tenho este treinamento." Que bom. Significa que você vai ter menos problemas em não ter todas as respostas. Quando eu treino professores em Aprendizagem Criativa, a parte mais difícil é fazer eles pararem de responder às perguntas dos alunos.

Então, jogue esse modelo antigo fora e apoie o home schooling d@ seu filh@ da forma que você ensina uma criança a andar de bicicleta: Deixa a criança sentar no selim, pegar o guidon, dá um empurrão, e corre atrás. Ninguém senta a criança no colo na bicicleta, pedala e dirige, enquanto fala: "Tá vendo, é assim que faz." Se ela for pequena, você pode oferecer rodinhas (digitar para ela, ajudar nas pesquisas), mas passou dos 8 anos / aprendeu a ler, ela dá conta sozinha. 

Algumas sugestões específicas:

** Presença física dos pais durante as aulas **
Não fique com eles durante as aulas, para-casa, etc. Da mesma forma que você não fica em sala de aula com eles, você não devia ter que participar de todas as atividades para que elas funcionem.

A escola é responsabilidade deles. Crie um ambiente sossegado, longe de distrações. Se não está funcionando, avise @ professor@. É responsabilidade del@ fazer com que as aulas sejam interativas, divertidas e que as crianças fiquem engajadas. Se sua criança tem menos de 8 anos, isso vai ser MUITO difícil por mais de meia hora, mas, de novo, esse é o trabalho d@ professor@, não seu.

O objetivo disto é evitar que a maior carga de trabalho caia, de novo, sobre as mulheres. Principalmente as que tem um emprego que também demanda seu tempo. Se você tiver que virar assistente de classe d@ seu/sua filh@, você não vai ter tempo para outras coisas. Mesmo que não trabalhe fora, fazer compras, cozinhar, arrumar a casa, provavelmente está tudo sob sua responsabilidade, então não assuma mais esta.

** Ajuda em para-casa **
Não faça o para-casa del@s. Isto inclui não ficar sentado do lado del@s enquanto fazem o para-casa. Avise que você está disponível para perguntas específicas, mas que a responsabilidade é del@s. Peça que façam tudo que dão conta e pulem as que não conseguem. No final, você ajuda com as que não foram feitas. 

Também marque um tempo fixo para o para-casa, 1h, por exemplo. Se não sabe quanto tempo, pergunte para @ professor@ quanto tempo é adequado. Neste tempo, a criança não pode "terminar antes", ter acesso à TV, videogame, etc. Se terminar ou não tiver para-casa, indique para ela um livro adequado para a idade. Ao final, se a criança não conseguiu terminar, mande incompleto para @ professor@. Não é responsabilidade sua fazer a criança terminar o para-casa. É fundamental que @ professor@ saiba se sua criança está tendo dificuldades.

Quando for ajudar no final, não dê respostas, faça perguntas. Muitas. Se a criança vier com uma dúvida, responda com uma pergunta. Isso é a metodologia mais importante da Aprendizagem Criativa. Exemplo:
    Criança: "Quem descobriu o Brasil?" 
    Você: "Quem você acha que descobriu o Brasil?"
    Criança: "Não sei... Cristóvão Colombo?"
    Você: "Está perto. Cristóvão Colombo foi um grande navegador também. Mas o Brasil não foi ele... Você conhece outro navegador?"
    Criança: "Não. Então não sei."
    Você: "Como a gente descobre alguma coisa que a gente não sabe?"
    Criança: "A gente olha no Google?"
    Você: "Sim, isto é uma forma legal. O que você gostaria de procurar no Google?" (se eles não souberem usar o Google, você pode digitar para eles, mas eles devem fazer a pergunta)
    Criança: "Digita aí: quem descobriu o Brasil?"
    Você: "OK. Agora onde você quer clicar?"
    Criança: "Aqui. Lê para mim?"
    Você: "Vamos ler juntos? Você começa e se tiver dificuldade em alguma palavra você me pergunta."
    Criança: "..."

Vai levar muito mais tempo do que responder: "Pedro Álvares Cabral"? Vai. Mas você está ensinando muito mais do que descobrimento do Brasil. Você está ensinando autonomia, raciocínio lógico, que não temos todas as respostas mas que sabemos onde encontrá-las, análise crítica de fontes de internet, e qual o caminho para resolver a próxima dúvida. Com o tempo, a criança conseguirá ficar cada vez mais autônoma, e você pode "tirar as rodinhas".

Irvine Police Department Offers Traffic and Bicycle Safety Class for Kids!  – Melissa Fox for California

Espero que estas dicas tenham ajudado. Contem para mim suas experiências, dúvidas e estratégias que deram certo nos comentários, e usaremos a Aprendizagem Criativa para encontrar as respostas, juntos.

P.S.: Para uma discussão mais detalhada sobre o papel do dever de casa (para-casa), eu escrevi este outro post no blog da Just CODING, onde discuto o papel do cuidador e como criar deveres estimulantes e relevantes para as crianças.

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