14 de janeiro de 2013

Quer emagrecer? Pergunte-me como...

(Em homenagem ao final do ano, onde a maioria da mulheres exagera na comemoração e começa o ano de dieta...)

Chego em um churrasco. O primeiro comentário que ouço é:'"Nossa, você está ótima, nem parece que teve neném! ... Eu tô precisando perder uns cinco quilos, o que você fez?"

Antes que eu possa responder, uma grande amiga interrompe: "Eu estou em uma dieta ótima, um médico me receitou uns remédios, já perdi cinco quilos, quero perder mais cinco!"

Já pega pela promessa, a primeira amiga pede o nome do médico, dos remédios, a descrição das comidas que ela pode comer, e de quanto exercício ela tem que fazer.

Eu fico ouvindo. Como muitas, quase todas as mulheres que conheço, lutei contra a balança por muitos anos. Em três ocasiões distintas, cheguei a mais de 80kg (só uma delas por causa de gravidez) o que levou meu IMC para a faixa do Obesa. E, em incontáveis ocasiões, emagreci dezenas de quilos; na maior e última vez, foram 16kg, mas passei toda a minha adolescencia e boa parte da minha vida adulta ou de dieta ou engordando.

Eu, com 80kg.
Até a última vez, em 2009, a dos 16kg. Minha filha tinha dois anos, eu estava me recuperando de uma depressão, e entrei, pela terceira vez, no Vigilantes do Peso.

Para não me acusarem de propaganda enganosa, vou ensinar como emagrecer os famosos cinco quilos que praticamente toda mulher quer perder (se ela já for magra são só três): coma menos e se exercite, se gostar. Se não gostar de exercício, só comer menos porcarias já resolve. 

Mas, isso todo mundo já sabe! - diria a minha amiga se eu falasse isso para ela. Sim, todo mundo sabe emagrecer... Então, porque não estamos todos magros e felizes com nosso peso?

O verdadeiro problema, que eu só encarei de verdade em 2009, é que este problema não tem uma resposta, e sim várias perguntas cabeludas. 

Para emagrecer de verdade, e para sempre, eu tive que achar a resposta para cada uma delas:

1)  por que eu engordei?
 Ao invés de me perguntar porque não conseguia emagrecer, eu finalmente encarei a pergunta mais difícil: por que eu engordei? A maioria das pessoas vai responder: correria, falta de tempo, stress, problemas genéricos. Mas não foi comida genérica que me engordou, foram os vários bombons no final da tarde, a pizza congelada em todo jantar, os biscoitos na frente da televisão. Comida que não matava minha fome... apenas tentava preencher o vazio dentro de mim quando o dia estava acabando e eu ainda não tinha sido feliz. Comida era a forma mais rápida e fácil de ser feliz. E eu precisava, não, eu merecia aquela dose de felicidade. Mas junto vinha a culpa de estar comendo demais, e eu ficava infeliz de novo... e... comia mais. 

Essa é a parte mais difícil do processo, entender que você tem um problema. E que a comida não é a causa, é o efeito colateral. Que se você não se dedicar a achar a felicidade todo dia, ligando para quem você ama, comprando um sapato novo, fazendo sexo ou lendo um livro, você vai comer demais.

Eu, 70kg.
2) como emagrecer de verdade?
Esse é o pedaço sem mistério. Você pode inventar remédio, dieta do queijo, comer só proteína, não comer proteína, acordar e dormir fazendo abdominal. Desde que gaste mais do que come, vai emagrecer. Tem coisas que ajudam, como alimentos integrais, lanches frequentes e beber água, mas isso tudo eu já tinha ouvido antes. Pus em prática, e lá se foram, em média, meio quilo por semana.

3) emagrecer até quando?
Esta é a hora de discutir aqueles famosos 5 quilos. Comecei calculando meu IMC. Peguei meu peso e dividi pela minha altura ao quadrado: 86/(1,69*1,69) = 30,1.

Se eu estiver entre 18,5 a 24,9 sou uma pessoa normal. Esse é meu IMC hoje. Hoje eu peso 70kg e meço 1,69m, então meu IMC é 70/(1,69*1,69) =24,5. Mas ouço pessoas nesta faixa dizendo que estão "gorda como uma baleia", "enorme de gorda", ou "cheia de celulite".

Mas a pessoa pode estar entre 25 e 29,9, ou seja, com sobrepeso, como 30% das crianças e metade das mulheres deste país, segundo o IBGE.

Acima de 30, como eu estava, é obesidade, e aí, sim, você tem um problema de saúde grave que atinge 17%das mulheres.

Eu decidi emagrecer até entrar na faixa do normal: 70kg para minha altura. E cheguei lá.

Entender que a minha auto-imagem (gorda, feia, etc) não tinha nada a ver com o meu peso real foi o primeiro passo para ser feliz com meu corpo e fazer as pazes com a balança, independente do número da minha calça jeans.

Aliás, detalhe interessante: visto 42/44, considerado G (e estou com IMC normal, que mensagem isso passa???). Muitas amigas minhas que vestem 38/40, se acham mais gordas do que eu, tendo a mesma altura. Onde está o problema?

4) como fazer a manutenção?
Emagrecer não foi fácil, mas, difícil mesmo para mim, sempre tinha sido manter o peso depois que emagrecia. 

A grande maioria das dietas funciona porque é quase uma realidade paralela. Ninguém, por mais força de vontade que tenha, vai viver de queijo branco com torrada e filé de frango com uma colher de arroz para o resto da vida! A vida é cheia de lazanhas, e chocolate, e vinho, e isso é uma coisa ótima! A dieta de manutenção tem que ser realista, ou não vai funcionar. 

Eu descobri que o meu jeito é fazer uma gangorra. Como dizia a Hebe Camargo, quando perguntada se ela tinha problemas de engordar no final do ano: "você não engorda do dia 24 de Dezembro até o dia 2 de Janeiro, você engorda é do dia 2 de Janeiro até 24 de Dezembro... "

Assim, eu percebi que não é o churrasco no sábado ou a festinha de criança no domingo; é no dia a dia. De segunda a sexta, não como doce, nem fritura, como frutas e bebo bastante água. Chego a perder dois quilos. Que eu ganho de novo no final de semana, comendo de tudo que gosto. Na segunda, estou de volta a estaca zero.

Para mim, foi tudo de bom, porque gosto de emagrecer (durante a semana) e gosto de comer sem culpa (no final de semana). Se, por motivo de ferias, ou festas, eu passo dos dois quilos, aperto um pouco nas duas semanas seguintes e volto. O importante é não deixar acumular. Para isso, me peso toda segunda.

Sei que sou como um alcoolatra; se eu não vigiar, vou deixar meus problemas, ansiedade e tristezas voltarem para meus quadris. Mas hoje tento ver isso como um projeto de saúde, de me cuidar, como escovar dentes ou fazer exame preventivo de papanicolau. Não é mais um fardo que eu carrego, é uma conquista.

Boa sorte no seu caminho para achar suas respostas!!

Um comentário:

  1. Eu conheço esta dieta de algum lugar... Eu não como doce durante a semana... hum...

    ResponderExcluir

A Última Guerra

 O último mês viu o nascimento do ChatGPT . Pela primeira vez, um programa de computador é capaz de responder à perguntas como um ser humano...